“…torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza” (1 Tm 4:12).
O verdadeiro testemunho vai muito além de meras palavras. Quer queira, quer não, você está, o tempo todo, dando um testemunho dosmais enfáticos, com o seu modo de viver.
Você é um testemunho vivo de sua fé: “Porque a boca fala do que está cheio o coração” ( Mt 12:34). Por isso, a sua mente e o seu coração devem estar cheios da
Palavra de Deus (Sl 119:9,11).
Quando Jesus declarou que você é o sal da terra e a luz do mundo, Ele tinha em vista o testemunho que você deve dar ao mundo, com sua vida. Agora reflita: Qual é o efeito do sal? Para que ele serve? O que ele realmente faz? Qual o efeito da luz? Para que ela serve? O que ela realmente faz?
Com essa comparação, Jesus estava dizendo que, neste mundo, você deve ser semelhante ao sal e à luz. Deve servir para o que eles servem, atuar como eles atuam, fazer o que eles fazem. Mais adiante, fechando esse assunto, Jesus diz o porquê do seu testemunho: “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está no céu” (Mt 5:16).
Responda: Por que sua vida deve ser um testemunho? Da mesma forma que Jesus é a “luz do mundo” (Jô 8:12; 9:5), você deve tornar-se a “luz do mundo”. Diz um
ditado: “Aquilo que você é troveja tão alto que não consigo ouvir o que você diz”. Isso quer dizer que o que você é e faz é mais importante do que você diz.