Você tem projetos, o que faz quando surgem adversidades ou quando o inimigo se opõe ao seu projeto?
Neemias um simples copeiro determinou em seu coração ajudar o seu povo que sofria em Jerusalém após o cativeiro na Babilônia. Ele se preocupou com a adversidade alheia.
Ao receber notícias inquietantes sobre o estado do seu povo, tomou a iniciativa correta e consultou a Deus.
Neemias, como muitos de nós, encontrou muitos obstáculos, mas venceu a todos, porque era um homem corajoso e, acima de tudo confiava em Deus (1 Jo.5:14 – E esta é a confiança que temos para com ele: que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade ele nos ouve”)
I – QUANDO OS INIMIGOS COMEÇARAM A VISLUMBRAR A VITÓRIA DE NEEMIAS, LEVANTARAM-SE FURIOSOS E USARAM TODA SUA MALÍCIA
Ne 2:19 O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesem, o arábio, zombaram de nós, desprezaram-nos e disseram: O que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?
1- A INVEJA PROVOCOU A IRA
Ne 4:1 “Ora, quando Sambalate ouviu que edificávamos o muro, ardeu em ira, indignou-se muito e escarn eceu dos judeus;”
2- A MALÍCIA MANIFESTOU-SE PELA IRONIA
Ne 4:3 “Ora, estava ao lado dele Tobias, o amonita, que disse: Ainda que edifiquem, vind o uma raposa derrubará o seu muro de pedra.”
3- A MALÍCIA MANIFESTOU-SE POR UMA CONSPIRAÇÃO
Ne 4:8-11 “e coligaram-se todos, para virem guerrear contra Jerusalém e fazer confusão ali. 9 Nós, porém, oramos ao nosso Deus, e pusemos guarda contra eles de dia e de noite. 10 Então disse Judá: Desfalecem as forças dos carregadores, e há muito escombro; não poderemos edificar o muro. 11 E os nossos inimigos disseram: Nada saberão nem verão, até que entremos no meio deles, e os matemos, e façamos cessar a obra.”
4- ENVIARAM JUDEUS VIZINHOS DESANIMAR OS EDIFICADORES
Ne 4.12 “Mas sucedeu que, vindo os judeus que habitavam entre eles, dez vezes nos disseram: De todos os lugares de onde moram subirão contra nós.”
II – QUATRO ATITUDES CORRETAS QUE NEEMIAS USOU PARA COMBATER O ADVERSÁRIO
A- ORAÇÃO:
Ne 4:9ª “Nós, porém, oramos ao nosso Deus,”
Moody Aqueles que deixaram a mais profunda marca nesta Terra amaldiçoada pelo pecado foram homens e mulheres de oração. Você descobrirá que a ora ção é a força poderosa que tem movido não somente a mão de Deus, mas também o homem.
B- VIGILÂNCIA
Ne 4:9b “e pusemos guarda contra eles de dia e de noite.”
C- ENCORAJAMENTO
Ne 4.14a “Olhei, levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: Não os temais! Lembrai-vos do Senhor,” ..
– porque a alegria do Senhor é a vossa força Neemias 8.10
– 1 Co 15;58 58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
– Nenhuma batalha jamais foi ganha sem o poder do entusiasmo. John Lord O’Brian
D- LUTAR PELOS SEUS AMADOS:
Ne 4;14 b “e pelejai por vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossas mulheres e vossas casas.”
Como resultado de suas atitudes adequadas, Neemias concretizou seu sonho e alcançou o seu objetivo. A obra foi concluída porque a fonte de vitória de Neemias era o Senhor. Por fim, adquiriu o respeito e atemorizou os seus adversários.
Ne 6:15-16 “ Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de elul, em cinqüenta e dois dias. Quando todos os nossos inimigos souberam disso, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito em seu próprio conceito; pois perceberam que fizemos esta obra com o auxílio do nosso Deus.”.
É isso que Deus deseja realizar em nossas vidas. Se usarmos os princípios de Deus, certamente seremos mais que vencedores em todos os nossos projetos.
Pra. Ana Nery