“Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra, será desligado no céu” Mateus 18:18. O ponto principal aqui é a ação na terra que antecede a ação no céu. Não é o céu que liga primeiro, mas a terra; o céu não desliga primeiro, mas a terra desliga. Visto que a terra ligou, o céu também ligará. O atar e desatar começa na terra, em concordância. O contexto do versículo fala de disciplina e conserto entre os irmãos, só assim há concordância.
A bíblia diz que quando Moisés, no topo do monte erguia a mão, Israel prevalecia, porém quando abaixava, Amaleque prevalecia (Ex. 17:9-11). Quem estabelecia a derrota ou vitória ao pé do monte era Moisés. No céu as questões eram decididas por Deus, mas diante dos homens eram decididas por Moisés. No céu Deus desejava que os filhos de Israel vencessem; sobre a terra, porém, se Moisés não levantasse a mão Israel seria derrotado, mas se de fato ele a mantinha erguida, Israel vencia.
Assim, podemos ver a posição na qual a Igreja permanece diante de Deus. A Igreja é um grupo de pessoas redimidas pelo precioso Sangue de Jesus, regeneradas pelo Espírito Santo que se coloca nas mãos de Deus alegremente aceitando a vontade dele permanecendo unânimes em oração. Devemos fazer como a Igreja que permaneceu em unidade orando por Pedro que estava preso, Atos 12:5 “Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele”.
Jesus conferiu a Igreja autoridade para executar a obra de Deus na terra. É necessário valorizar essa autoridade e agir em favor do reino e das pessoas, em união, amor e concordância. Desta forma, grandes vitórias virão sobre o povo de Deus.
Extraído e compilado.