“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar,buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (2 Crônicas 7:14).
O reavivamento é necessário e urgente em nossos dias, no entanto ele tarda porque existem alguns impedimentos que devem ser identificados e removidos em nossas vidas.
Por que torna-se imperioso o reavivamento espiritual? Porque muitos cristãos acham que o grau de conhecimento que têm já é suficiente e deixam o estudo da Palavra de lado. Perderam o interesse pela oração e tornam-se indiferentes às convocações para esse fim. As diversões estão sempre em primeiro plano e as desculpas para não orar são constantes. Há uma satisfação apenas com uma reunião programada, ritualística e nenhum interesse pela entrega ao Espírito Santo. O louvor e adoração congregacional não são valorizados e torna-se um enfado durante as ministrações. Os corações tornam-se duros indiferentes ao sofrimento cristão, falta de amor, justiça própria, orgulho e nenhum envolvimento com a obra de Deus. Conformismo ledo ao estilo de vida do mundo, não honrando a palavra, vestes sensuais, imoralidades, falta de compromisso, palavras torpes, mentiras, é o famoso “não tem nada a ver”.
A palavra de reavivamento deve ser um chamado à decisão, mostrando o amor de Deus e as consequências do pecado, segundo encontramos na Palavra as mensagens deMoisés Dt. 11:26-28 “Vede que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: A bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu hoje vos ordeno; porém a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que eu hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que nunca conhecestes.” O profeta Elias instou o povo a posicionar-se 1 Reis 1 8:21 “E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada.”.
A igreja não pode negar pregar a mensagem de arrependimento. Deus disse ao profeta Ezequiel Ez. 33:7-8 “Quanto a ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso. Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás; e tu não falares para dissuadir o ímpio do seu caminho, esse ímpio na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o requererei da tua mão.”
Somente um arrependimento genuíno do pecado levará a pessoa corrigir o que está errado. Caso contrário solidificará a frieza espiritual.
Os membros de uma igreja podem dificultar o reavivamento quando tomam atitudes como a de Mical, ficar apenas assistindo e criticando, desejando uma adoração ritualística, cômoda, moldada nos seus interesses .
Infelizmente a incredulidade, insensibilidade ao chamado do Espírito Santo, a falta de humilhação, busca intensa da presença de Deus impedem as manifestações da glória de Deus para esses dias. “E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles” (Mateus 13.58).
Deus tem uma resposta para o povo que deseja e se prepara com humilhação, oração e conversão, Ele ouve dos céus, perdoa os pecados e cura a nação. Creia Deus tem isso para nossos dias.
Prª Ana Nery