Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. Hc 3:18
Vivemos em um tempo que, dificilmente, ouvimos mensagens que falem sobre pecado, reconciliação, justificação pela fé, santificação, obediência e outros temas importantes para nosso crescimento espiritual. Existe um evangelho que está sendo pregado reduzido à autoajuda. Evangelho distorcido que “exige” que Deus satisfaça nossos desejos e ambições.
O texto do profeta Habacuque nos mostra que Israel-Judá havia sofrido devastações por meio do julgamento divino através dos babilônios. A agricultura havia fracassado, não houve produção das figueiras, oliveiras, campos, consequentemente, sem produção não houve colheita. Não bastasse essa situação os animais morreram.
Diante de um quadro caótico em meio à ruína, sonhos não realizados, após ter-se colocado na “torre de vigia” o profeta glorificou a Deus “todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação”. Sua expressão revela que a alegria e paz interior não dependiam de sua prosperidade satisfação de suas necessidades, mas ele conhecia e confiava em Deus. Aprendemos também com o Apóstolo Paulo que independente das circunstâncias adversas, devemos sempre glorificar a Deus “Fp. 1:20 “segundo a minha ardente expectativa e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a ousadia, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.”
Na hora da provação, Deus é a força do homem. Os filhos de Deus têm o privilégio e a graça de usufruírem do poder e entusiasmo revigorantes outorgados por Deus para permanecerem tranquilos e confiantes na perfeita vontade do Pai. Ele deseja que os seus filhos andem em fé – “mas o justo viverá pela sua fé” Hc 2:4b. Pois, sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6); ela dá esperança ao crente (Rm 5:2) e as Escrituras produzem fé nos seus leitores. Logo, independente da situação creia na palavra e exulte em Deus. “Em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Rm.8:37.
Prª Ana Nery