(Mateus 5.5)
A palavra humildade, também ocorre na Bíblia com o sentido de mansidão. Refere-se àquele que chega à presença de Deus sem reconhecer direitos. Está aí uma linda verdade bíblica para nossa vida. Porque facilmente reclamamos direitos e temos nossos argumentos.
Em Filipenses 2.8 o texto diz a respeito de Jesus: “E sendo encontrado em forma humana, humilhou- se a si mesmo e foi obediente até a morte e morte de cruz”.
No Sermão do Monte, Jesus coloca a humildade em primeiro lugar. Em Mateus 11.29, Jesus diz: “…pois eu sou manso e humilde de coração”. Cabe a nós como famílias crentes fazermos o mesmo.
Na Bíblia encontramos um lindo exemplo de pessoa que agiu com humildade. É a história de José, um dos doze filhos de Jacó, que viveu uma infância terrível no seu lar. Ele era o preferido do seu pai e odiado por seus irmãos. O ambiente na casa era de ódio. E José foi vendido para mercadores que seguiam para o Egito.
Jovem, vendido como escravo, vivendo em um país estranho, ele reunia todas as condições para se tornar um jovem infeliz e cheio de ódio no coração, com sede de vingança. Mas José agiu de forma diferente.
Acontece uma grande fome na terra. Mas no Egito, sob a administração de José existe fartura de comida. Jacó envia seus filhos para lá a fim de comprarem mantimentos. E então vem a grande surpresa da história. Os filhos de Jacó ficam frente a frente com o irmão que desprezaram um dia.
Ao reconhecer seus irmãos, José poderia ter mandado matá-los. Era a oportunidade da vingança. Mas o texto bíblico diz que ele chora quatro vezes por ter encontrado sua família. Em Gênesis 45.15, lemos: “E beijou a todos os seus irmãos , e chorou sobre eles.
José é humilde naquele momento, age como Jesus agiria e acolhe toda a sua família.
Em tempos de tanto individualismo, frieza e arrogância, até mesmo dentro de nossa casa, o exemplo de José é uma inspiração.
Uma família que exerce humildade é modelo na vizinhança e na igreja. É uma família irresistível, admirada por todos.
Autor: Pr. Alcione Tadeu dos Santos