Abraão edificou um altar ao Senhor (Gn 12.7,8; 13.18; 22.1-14). Edificar altares ao Senhor significa dar a Ele o primeiro lugar em nossa vida. Reconhecê-lo, pela fé, como o Soberano Senhor e Salvador. Isto precisa começar em nosso coração e em seguida em nosso lar. Foi exatamente isso que fez Abraão em sua peregrinação ao ser chamado por Javé.
Abraão deveria ensinar seus filhos e sua família futura a andarem no caminho de Javé, fazendo o que é justo e bom, para que o Senhor cumprisse o que havia prometido a ele (Gn 1819). Por onde Abraão ia, ele e sua família faziam de sua residência um lugar de adoração a Deus.
Deus quer abençoar não apenas a mim, mas toda a minha família (Gn 12.1-3). A família sempre esteve nos planos de Deus. Ele quer abençoar o nosso lar e não apenas isso, mas fazer dele uma bênção. Para tanto é preciso que nossa casa seja um altar para o seu louvor.
Antes de Abraão, Deus salvou Noé e sua família (Gn 7.1). Na Bíblia nós encontramos o ensino da importância da salvação de toda a nossa casa. Quando o Senhor salvou o seu povo da escravidão do Egito, Faraó perguntou a Moisés: Quem de seu povo vai prestar culto ao Senhor? Moisés respondeu: Nossos filhos e filhas, nossos velhos, em síntese, toda a família (Êx 10.8-11). Para Zaqueu, Jesus disse: Hoje quero ficar em sua casa (Lc 19.5). Ele também foi à casa de Pedro, de Lázaro, Marta e Maria. Jesus quer transformar a minha casa em Sua casa, em Seu altar, em lugar de oração, estudo de Sua Palavra e louvor de Seu nome.
Sabemos que o altar é um lugar de adoração a Javé. Nele oferecemos os nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável ao Senhor e assim somos transformados e renovados (Rm 12.1-2). Dizemos não para nós mesmos, e sim para o grande Eu Sou. Ali ocorre a purificação, a morte e ressurreição, o nascer da nova Criatura (Jo 3.7; 2Co 5.17).
Há altares sendo construídos para o consumismo, hedonismo e materialismo; não apenas nas praças e ruas das cidades, mas nos lares. A vida não se encontra mais centrada em Deus. Como precisamos do fogo do altar do Senhor ardendo em nossa casa!
É no altar que aprendemos a importância de vencer as paixões da carne e os vícios que estão destruindo os nossos filhos. A terra da promessa é um lugar que podemos chamar de lar, onde altares são erguidos para culto somente a Javé, um lugar livre dos horrores da idolatria. Ali podemos dizer: Eu e minha família serviremos ao Senhor (Js 24.15). Só assim é que poderemos dizer que chegamos à terra prometida, ao nosso Pai Abraão.
Pastor Washington Roberto Nascimento