Nestes dias a Igreja tem sido despertada por um mover de oração e dominação por meio da Palavra de Deus, mas muito especialmente pelo fato de que o homem está cada vez mais necessitado de ter relacionamentos eficazes, e muitos não estão entendendo que é a Pessoa do Espírito Santo que está agindo.
Sabemos que Deus, por sua vez, deseja exercer misericórdia sobre esta terra.
No entanto, o cristão deve ter em mente que o Espírito Santo deve ter um relacionamento com ele. Com isso, surge a pergunta central: Como ter um relacionamento com o Espírito Santo?
Esta resposta pode ser dita nas palavras de Matthew Henry: “Sempre que Deus tenciona exercer misericórdia para com seu povo, a primeira coisa que faz é levá-lo a orar.”. Como acontece em um relacionamento entre pessoas aqui na terra, será com a pessoa do Espírito Santo, dizendo tudo o que pensamos ou sentimos para que Ele possa mudar-nos. Isso importa em dizer que sem ter o diálogo com a pessoa do Espírito Santo não teremos nada.
Lembre-se sempre! O Espírito Santo é uma pessoa e como tal, deve-se sempre cultivar o diálogo, o sentimento, o relacionamento com Ele, escutar o que Ele quer dizer, e o melhor de tudo é converter-se a Ele, isso significa voltar ao Calvário, sempre que se fizer necessário, para que haja assim comunhão com Deus.
Se somos nascidos de novo através da conversão a Cristo, passamos a experimentar um relacionamento novo, de vitória com Deus.
Por sua vez, devemos ainda ouvir o que Ele diz, e sempre ter em mente que a voz do Espírito Santo encontra-se em conformidade com a Bíblia, isso importa em entender que somos guiados pela Pessoa de Deus por meio de Sua Palavra e falamos com Ele quando oramos.
Ora, deste ponto de vista, podemos ainda aprender com as palavras de Berridge sobre a negativa de se orar e ter um relacionamento com Deus, na pessoa do Espírito Santo, onde leciona que: “Todo declínio espiritual começa com a negligência da oração. Nenhum coração pode desenvolver-se bem sem muita comunhão íntima com Deus; não existe nada que possa compensar a falta dela.”.
Entendendo que temos que ter uma vida de oração, leitura de Bíblia para que possa haver VIDA em nós, nestes dias não podemos ficar fora do que Deus já está fazendo com a Sua Igreja. Devemos nos mobilizar para que possamos ser submergidos com a presença d`Ele.
O relacionamento que começa, existe, permanece e termina na Cruz com a visão do Trono, para uma intimidade perfeita e eterna na glória. Esse relacionamento nos leva para a deslumbrante glória na presença de Deus, onde nosso anseio é satisfeito, aqui e para sempre.
Paulo Roberto Resende Boaventura