SE VOCÊ CONSEGUIR DOMINAR SUA LÍNGUA, VOCÊ PODERÁ DOMINAR QUALQUER COISA. Tiago 3:1-18
Qual é o poder de nossas palavras? Tiago destaca o pequeno músculo que está dentro de nossa boca, chamado língua, uma pequena coisa que pode tanto levar à bênção como à maldição. Os líderes devem prestar muita atenção nela, pois eles estão, constantemente, em comunicação e têm muita influência quando falam. Tiago faz uma lista de quatro funções da língua:
A primeira função: servir de termômetro (vs. 1-2 ).
A língua é um metro espiritual. Se nós a conseguirmos dominar, dominaremos qualquer parte de nosso corpo. Ela se torna a medida da nossa maturidade. Nossa fé nunca registrará algo superior às nossas palavras.
A segunda função: servir de guia (vs. 3-5 ).
A língua é igual ao freio de um cavalo, ao leme de um barco ou palito de fósforo. Ele põe as coisas em movimento. Se nós a conseguimos controlar, seremos capazes de guiar nossa vida, tal qual um bridão guia um cavalo ou como um leme guia um navio.
A terceira função: cercar ( vs. 6-8 ).
A língua é poderosa. Como um fogo abrasador, ela pode pôr em ruína toda uma vida. Esse poder foi dado com a intenção de nos elevar para o nível superior correto e não o de nos destruir.
A quarta função: guardar ( vs. 9-18 ).
A língua é capaz de revelar que tipo de sabedoria nós estamos abrigando dentro de nós. Uma boa língua protegerá nossa integridade. Tiago pergunta: Sua língua é um bom guarda ou não? Ela está promovendo a paz ou a hipocrisia?
(Extraído da Bíblia da Liderança Cristã – John C. Maxwell)