“ Minha mensagem é: vivam pelo Espírito; então vocês não farão nada do que a velha natureza deseja. Porque a velha natureza deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito deseja o que é oposto à velha natureza. Eles se opõem um ao outro, de modo que vocês perceberão a incapacidade de realizar todas as suas boas intenções.
Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não se encontram em sujeição ao sistema resultante da perversão da Torah em legalismo. É evidente o que a velha natureza realiza. Ela se expressa mediante a imoralidade sexual, impureza e in decência; adoração de ídolos, o uso de drogas alucinógenas para entrar em sintonia com o oculto; rixa, contenda, ciúme, ira; ambição egoísta, divisionismo, intriga e inveja; embriaguez, glutonaria, orgias e coisas semelhantes a essas. Advirto-os agora como já fiz antes: os que praticam essas coisas não terão parte no Reino de Deus! Gálatas 5:16-19 Bíblia Judaica, Ed. Vida.
A Palavra de Deus nos ensina que nosso viver, ou seja, andar diário, requer uma atenção especial contínua e perseverante. É fundamental a dependência a Pessoa do Espírito Santo, porque somente Ele é capaz de dar forças e conduzir o homem a uma vida que agrade a Deus.
Se o cristão segue as orientações do Espírito Santo recebe o livramento dos maus apetites carnais e obtém vitória diante das tentações.
Existe uma batalha: O espírito e a carne militam entre si (v.17), são duas forças que se opõem diariamente e apenas uma pode sair vitoriosa. A vitória do espírito sobre a carne é possível tão-somente quando o homem depende da força superior concedida pelo Espírito Santo.
Ser conduzido pelo Espírito depende do conhecimento que se tem da Palavra e o quanto se obedece. A prática e desenvolvimento espiritual através da oração ( Ef. 6:18), meditação (Ef. 1:18), andar em perdão e amor (Ef. 2:10), são os caminhos que alimentam o espírito.
Sejamos guiados pelo Espírito, e deixemos fluir a vida de Deus em nós, confiantes e dependentes da graça que foi liberada pelo sangue de Cristo.
Seja guiado e tenha uma excelente semana.
Pra. Ana Nery