“Mas vem a hora, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” – Jo 4:23.
Queridos, esta afirmação de Jesus, no capítulo 4 do evangelho de João, indicou um caminho para aquela mulher, que era samaritana, e estava confusa quanto ao local em que deveria adorar, devido a uma disputa que havia entre judeus e samaritanos, em relação ao local correto para se adorar ao Pai.
Na Velha Aliança, era costume se ter um local determinado para adorar a Deus, pois nesse local determinado havia um marco ou um templo erigido para esse fim.
Quando Jesus veio, Jerusalém era considerada pelos judeus a cidade certa e o local correto para se adorar, tendo em vista que ali havia um templo erigido para isso.
Porém, com a vinda de Jesus, o qual cumpriu a Lei e não a aboliu, veio aproximar mais o homem de Deus e não afastá-lo, houve a derrubada desse muro de conceitos. E foi isso que Jesus fez ali naquele poço na cidade samaritana de Sicar.
Jesus estava dizendo: você não precisa mais ir a um local, porque na Nova Aliança, feita no meu sangue, o adorador não precisa mais ir a um local específico onde o Deus adorado está. Pelo contrário, o Deus adorado vem onde está o adorador; independente de onde seja esse local.
A única coisa que se requer do adorador é que este o adore em espírito e em verdade. E para isso estamos capacitados, pois o Espírito de Deus habita em nós e temos recebido o conhecimento da Palavra.
Hoje podemos com total liberdade, fluir no maior de todos os nossos chamados – O de adoradores. Espiritualmente falando, esse é o nosso principal e primeiro ministério, o qual irá perdurar por toda a eternidade. Adorar em espírito e em verdade, sempre foi uma arma de edificação pessoal, de fortalecimento, e de guerra.
Então meu querido, seja edificado, fortalecido e obtenha vitória em suas batalhas contra a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (I Jo 2:16), adorando em espírito e em verdade.
Portanto, não perca tempo murmurando. Lembre-se: Quando você murmura, está edificando um altar para o diabo. Quando você adora, está levantando um altar para o Deus Todo Poderoso.
Pr Jorge Barroso