Páscoa no hebraico é chamada pasach, que denota “passar por cima”, “passar por sobre”. Esse nome deu-se, quando da última praga em que o anjo da morte, passou por sobre as casas marcadas com o sangue do cordeiro pascal, e matou os primogênitos dos egípcios ( Ex. 12:21), convencendo Faraó a permitir que Israel saísse do Egito. Assim, o sentido da páscoa no AT é o livramento e a libertação do povo hebreu.
Encontramos a festa da páscoa nos livros de Ex. 12:15; Ex.34:18; Lv 23:6; Nm 28:17 e Dt 16:3, sendo que a mesma foi estabelecida a fim de ensinar às gerações futuras sobre referido acontecimento de grande importância para o povo de Deus.
Entre os principais símbolos e lições associados à páscoa encontramos o ato de ações de graças pelas provisões recebidas da agricultura e pecuária, a proteção de Deus, a libertação da escravidão, a obediência em seguir as instruções de Deus, o princípio da expiação, a preservação das tradições sobretudo, e, principalmente, Cristo nosso libertador, nossa expiação.
Portanto, não podemos nos esquecer do principal aspecto da páscoa no AT marcando o começo de uma saída da escravidão. Já no NT, encontramos em Cristo uma saída do mundo de morte e escravidão do pecado para uma nova vida no Reino da Luz, onde reina a liberdade, a paz, a vida e a justiça e nos tornamos filhos de Deus, conforme dizem as Escrituras: “ Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.” Gl. 4.4-5. Agora podemos contemplar, pela fé, nossa Cidade Celestial como nossa pátria segundo Hb 11:10 “Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. Isso porque Deus firmou um pacto com o homem através de Seu Filho Jesus Cristo, o Cordeiro Santo, que veio a esse mundo, sofreu, morreu e ressuscitou e Ele é o sentido real da nossa páscoa.
Destarte, ao observarmos as festas mundanas da páscoa que a relacionam com coelhos, que simbolizam a fertilidade e ovos de chocolate, etc em comparação ao cristianismo, nada têm a ver com o verdadeiro sentido da festa. Nossa comemoração está relacionada com a ceia do Senhor, porque aponta para o sacrifício de Cristo no calvário, em nosso lugar. Como filhos de Deus, devemos fugir de toda aparência do mal, em obediência a Palavra de Deus: “Abstende-vos de toda a aparência do mal. (I Tessalonicenses 5:22).
Em Cristo,
Pra Ana Nery