Epafras implantou a Igreja de Colossos. Nas igrejas da Galácia o legalismo tomava lugar da fé simples em Cristo. Crescia o misticismo e as cerimônias substituíam a confiança.
Diante do progresso espiritual dos novos convertidos Paulo faz uma longa e incomum oração (Cl. 1:9-12). Ele escreve fortalecendo e informando que estava sempre orando por eles. Aprendemos com isso que Paulo era um homem comprometido com a intercessão. No versículo 9 ele diz “Por esta razão, nós também, desde o dia que o ouvimos, não cessamos de orar por vós”.
Encontramos muitas bênçãos nesta oração, que refletem o desejo do Pai sobre a vida dos Seus filhos aqui neste mundo, que é o progresso no entendimento espiritual. Vejamos os pedidos de Paulo pelos Colossenses:
- V.9 QUE ELES FOSSEM CHEIOS DO CONHECIMENTO DA VONTADE DE DEUS – EM TODA A SABEDORIA E INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL.
- V.10 QUE ELES ANDASSEM DE MODO DIGNO DO SENHOR. Os filhos podem glorificar ou trazer vergonha para o nome de Deus. O andar digno do cristão só pode ser uma realidade na vida daquele que nasceu de novo e vive como tal em sua experiência diária.
- V.10 QUE ELES FUTIFICASSEM EM TODA A BOA OBRA. Em João 15:16 “Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. ” Esta vida frutífera só é possível por intermédio do Espírito Santo e através da nossa união com Cristo.
- V10. QUE ELES CRESCESSEM NO CONHECIMENTO DE DEUS. Se o conhecimento for limitado, seremos limitados no crescimento. Podemos então refletir, como conhecer a Deus? Através de Jesus Cristo Por sua Palavra, Seu amor, propósito, fazendo Sua vontade e por meio do Espírito Santo (Ef. 1:16-20).
- V.11. QUE ELES FOSSEM FORTALECIDOS COM O PODER DUNAMIS.
- V.11- QUE ELES TIVESSEM PACIÊNCIA E LONGANIMIDADE COM ALEGRIA.
- V.12 – QUE ELES TIVESSEM UM CORAÇÃO GRATO.
Destarte, Paulo cita as principais bênçãos do cristianismo, perdão e redenção no v.14, governo v.13, santificação v.12, reforço, ajuda v.11 e instrução v.9 e v.10. Que possamos viver a plenitude das bênçãos frutificando sempre em nossa vida prática, frutificando em toda a boa obra, para o inteiro agrado de Cristo.
Pastora Ana Nery