“Eis que estou a porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e comerei com ele, e ele, comigo”. Ap. 3:20
Jesus bate gentilmente à porta e espera ser convidado para entrar. Como um “gentleman”, não dá golpes nem força Sua entrada. Aqueles que ouvem o chamado de Jesus devem dar o primeiro passo da Fé e abrir a porta do coração.
O arrependimento é o passo seguinte, é necessário reconhecer os erros, a necessidade de salvação, se esvaziar do “eu” para ser transformado pelo Espírito Santo. Deus está pronto para receber todo pecador arrependido, Zacarias 1:3 “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Voltem para mim, e eu me voltarei para vocês”.
Terceiro, é necessário fazer o convite para que Ele entre e compartilhe o grande banquete divino de intimidade. Este convite deve ser feito por cada um “Levou-me à sala do banquete…” Ct. 2:4a.
Jesus tem convidado a humanidade para o grande banquete da comunhão de várias formas, na convicção interior dada pelo Espírito Santo, nas Palavras pregadas, nas igrejas, programas de TV cristãos, folhetos, diante de uma perda ou de uma vitória… Enfim, são diversas as formas pelas quais Ele utiliza para falar ao homem, especialmente por Sua Palavra.
O banquete que Jesus oferece é servido na mesa da amizade, intimidade. Ele é o Pão da vida. Esse simbolismo era bem entendido à época e continua sendo aplicado em qualquer ocasião e a qualquer pessoa, mesmo sendo uma referência escatológica. Jesus sempre revela-Se de uma forma mansa, humilde e amorosa.
Ele continua batendo, todos os dias, horas e minutos e convidando a todos. O convite universal nos revela o livre arbítrio, pois ao homem cabe a decisão de abrir ou permanecer com a porta do coração fechada. Todos os mortos espiritualmente e crentes mornos e indecisos têm deixado Jesus do lado de fora.
Que a voz do Bom Pastor seja ouvida e a porta da vontade seja aberta para a doce e transformadora presença do Espírito Santo, porque em todo momento Ele diz: “Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos”. Pv. 23:26
Pra Ana Nery