O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará. Lv 6:13
No livro de Levítico o fogo simboliza a presença de Deus e a Sua glória. Encontramos na Palavra várias manifestações de Deus acompanhadas pelo fogo. A Bíblia nos mostra que do altar do Senhor vem o fogo (Lv 9:24 “Porque o fogo saiu de diante do SENHOR, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces”). A orientação de Deus é que o fogo queime continuamente sobre o altar e não se apague. O altar simboliza o lugar de encontro com Deus, entrega total, concerto e sacrifício sem o qual não há fogo.
Os sacerdotes tinham a responsabilidade de prover a continuidade das chamas acesas sobre o altar de bronz, garantindo que elas nunca se apagassem. A cada manhã as cinzas eram removidas e o fogo era avivado com um novo sacrifício e a colocação de lenha, uma madeira santa escolhida para esse mister.
Entre outras representações do fogo na Palavra de Deus, há o amor intenso, a pureza de Deus e o Espírito Santo que é assemelhado com o fogo, uma vez que Ele ilumina, purifica, convence do pecado e desperta o amor.
Todos nós precisamos manter um altar em nossas vidas diante do Senhor, removendo diariamente as cinzas do pecado e apresentando nosso sacrifício Rm 12:1-2. Assim o fogo purificador de Deus irá nos purificar, iluminar e nos capacitar a andarmos em amor. Esse fogo maravilhoso já foi liberado através do Espírito Santo que, juntamente com a Palavra de Deus, que é comparada ao fogo que aquece, suaviza e purifica. Esse é o fogo do avivamento que tira qualquer pessoa da letargia e frieza espiritual.
A densidade desse fogo em nossas vidas é ativada pelas lenhas da comunhão diária através da vida de santidade,adoração, meditação na palavra, jejum e oração.
Este é o nosso desafio para 2010, o tempo propício para erguermos muros com oração, adoração e santidade. Prepare-se para a cada manhã experimentar o fogo do avivamento ardendo em seu altar, acompanhado de grandes milagres.
Nos os abençoamos em nome de Jesus.
2010 Ano da Plenitude de Deus.
Prs. Carlos e Ana Nery