“A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando o bem comum”. 1 Co. 12:7.
O funcionamento total do corpo é absolutamente essencial para que uma igreja se torne aquilo que Jesus quer.
As cartas de Paulo, um implantador de Igrejas, trazem conceitos de que a Igreja somente se torna uma comunidade crescente e dinâmica, refletindo o amor de Cristo, quando cada pessoa faz o seu trabalho em amor. “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor” Ef. 4:15-16 .
Nas cartas encontramos ensinos sobre atitudes carnais e negativas que as pessoas têm umas para com as outras:
Rm 14:13 “Por isso paremos de criticar uns aos outros”
Gl. 5,15a “Mas, se vocês agem como animais selvagens, ferindo e prejudicando uns aos outros, então cuidado para não acabarem se matando”
Gl. 5,26 “Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.”
Cl. 3:9 “não mintais uns aos outros”
Tg. 4:11 “Irmãos, não faleis mal uns dos outros.
As atitudes positivas e espirituais que Deus espera que Seus filhos tenham uns para com os outros, também são ensinadas nas cartas:
“assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. e todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo”. Rm 12:5 ;
“Amando cordialmente uns aos outros” Rm 12:10a; “Honrando uns aos outros” Rm 12:10b;
“Tendo o mesmo sentir uns para com os outros” Rm 12:16; “Edificando uns aos outros” Rm 14:19;
“Acolhendo uns aos outros” Rm 15:7; “Importando uns aos outros” 1 Co 12:25; “Servindo uns aos outros! Gl. 5:13; “Levando as cargas uns dos outros” Gl 6:2; “Suportando uns aos outros” Ef. 4:2; “Sendo benignos uns para com os outros” Ef. 4:32; “Sujeitando-se uns aos outros” Ef. 5:210; “Estimando uns aos outros” Fp 2;3; “Consolando uns aos outros” 1 Ts 4:18; “Orando uns pelos outros” Tg. 5:16b.
Quando praticamos a reciprocidade, estamos edificando a igreja, nos tornamos mais fortes e unidos e, acima de tudo, horamos a Deus obedecendo a Sua palavra, “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” Jo.15:10
(Extraído)