“Dos insetos, os que mais admiramos são as formigas.
Todos nós, quando observamos a sua paciência em transportar seu alimento por longas distâncias, desejamos ter as mesmas virtudes, sobretudo em tempos de dificuldade. Quando vemos como se organizam, desejamos o mesmo prazer pela vida em comunidade. Ou ainda quando sabemos que todas seguem uma liderança, nos lembramos que precisamos de líderes, mesmo quando não somos estes líderes.
Para aprender com as formigas, precisamos aprender sobre elas.
Formigas são insetos, categorias de animais que não gozam de muito prestígio entre os seres humanos. Assim, por causa das baratas, sofrem todas as quase 13 mil espécies de formigas, que formam perto de 20% da biomassa animal de toda a terra. O estereótipo é uma forma de preconceito, coisa contra a qual famílias saudáveis se precaveem.
As formigas se organizam em torno da divisão de tarefas, conforme a idade e tamanho de cada uma delas. Nas famílias saudáveis, as tarefas são divididas segundo a capacidade de cada um, conforme suas responsabilidades. Felizes as famílias que desde cedo ensinam, na teoria e na prática, que todos têm algo para fazer em casa e, quando isto acontece, ninguém fica sobrecarregado.
As formigas se comunicam por meio de uma secreção química chamada de feromônio, que deixa marcas no chão, formando uma trilha por onde as outras depois seguem. Famílias saudáveis sabem que o exemplo dos mais velhos é absolutamente essencial. O feromônio de um pai ou de uma mãe não é o ensino que ministra, mas a vida que vive. A vida deles é a trilha por onde seguem seus filhos.
É notável que as formigas guardam alimentos variados. Elas não comem diretamente essas coisas, mas levam tudo para o formigueiro, onde um fungo se alimenta de tudo. Elas se alimentam desse fungo.
Quando o sábio bíblico faz seu convite em Provérbios 6.6, está falando do valor do trabalho. Mais ainda, está reforçando a necessidade da poupança. Famílias sábias sabem que precisam guardar os recursos financeiros, porque poderão vir imprevistos que farão o dinheiro escassear e mesmo acabar.
Infelizmente, as famílias poupam muito pouco. A riqueza de uma nação se mostra na capacidade de seus cidadãos de poupar. A sabedoria de uma família se evidencia quando ganha, gasta o que precisa e guarda dinheiro para o futuro. Esta é uma tarefa para todas as formigas da casa, e não apenas para a rainha.
Israel Belo de Azevedo